Termografia Elétrica

termografia elétrica é a ferramenta mais rápida e eficiente para manutenção das instalações elétricas de uma edificação, o que é essencial para a duração dos sistemas e equipamentos e para manter a segurança das pessoas que o habitam.

A TERMOGRAFIA ELÉTRICA

Existem ensaios não destrutivos que podem ser utilizados para avaliar e verificar as instalações e a estrutura da edificação em análise. Um deles é a termografia elétrica, utilizada na manutenção preditiva e preventiva das instalações elétricas para identificar anomalias, classificar e planejar a manutenção.

Essa ferramenta “termografia elétrica” permite identificar problemas em cada local vistoriado, já que a olho nu não é possível avaliar a temperatura de uma instalação elétrica ou componentes que estão sendo mal utilizados e/ou apresentam defeitos.

Uma inspeção completa de termografia elétrica pode ser realizada percorrendo todos os circuitos elétricos até as tomadas, equipamentos e cargas a eles ligados.

Caso seja encontrada alguma "não conformidade", deverá ser corrigida de acordo com o grau de urgência ou critério de classificação pré-definidos pelo programa de manutenção estabelecido pela empresa, dentro dos critérios utilizados para a termografia elétrica.

COMO FUNCIONA

Para a realização de um trabalho dentro da norma brasileira de termografia editada pela ABNT, a NBR 15572:2013 é a norma técnica a ser seguida neste caso, e devemos ter um objetivo claro e específico para a elaboração do relatório/laudo de termografia elétrica como segue:

  • Analisar a entrada de energia;
  • Transformadores;

Painéis/quadros elétricos, buscando identificar pontos quentes, circuitos com sobrecarga ou até mesmo mau funcionamento de algum equipamento de proteção e/ou componentes vitais de uma instalação elétrica;

Analisar o funcionamento de máquinas e motores, identificando pontos quentes que possam gerar aquecimento acima do permitido pelas normas técnicas para cada componente;

Classificar as anomalias encontradas e montar o planejamento de manutenção que se adeque aos horários de funcionamento da empresa.

Para elucidar os mistérios da termografia elétrica vamos descrever a seguir os princípios básicos:

A termografia por infravermelho baseia-se no fenômeno físico de que todo objeto com temperatura acima de zero absoluto (-273,15 °C), emite radiação eletromagnética em função da excitação das moléculas das quais é constituído.

Por essa razão, os termovisores utilizados na termografia elétrica, são fabricados com detectores que respondem a certas faixas do espectro, mais especificamente de 3 a 5 ?m ou de 8 a 14 ?m, sendo a última faixa ainda mais adequada às temperaturas e condições encontradas em uma inspeção de equipamentos de alta tensão ao ar livre e a grande maioria dos equipamentos de baixa tensão.

Os conceitos utilizados para avaliação da radiação incidente ou emitida sobre um corpo são expressos nas seguintes formas (ITC, 2010):

  • Emissão (?) – quando a energia é liberada pelo material (Emitir);
  • Absorção (?) – quando a energia é retida pelo material (Absorver);
  • Reflexão (?) – quando a energia é refletida pelo material (refletir);
  • Transmissão (????) – quando a energia atravessa o material (transmitir)

Devemos sempre lembrar que para a realização de uma termografia não basta ter um bom termovisor, mas que ele esteja corretamente calibrado por um simulador de corpo negro, que, absorvendo toda radiação incidente permite uma correta calibração.

A grande vantagem da termografia elétrica como ferramenta valiosa para localizar anomalias, é a sua precisão, velocidade e rapidez, pois identifica exatamente o ponto quente sem a necessidade de contato físico, permitindo a imediata correção da anomalia e/ou a programação de manutenção para a sua reparação.

Nestes casos, a contratação de uma empresa de engenharia/consultoria com profissionais experientes e especializados fará toda a diferença na qualidade do estudo/laudo de termografia elétrica, e para que você possa ter a tranquilidade de uma boa contratação, a MN Consultoria é a empresa habilitada para este trabalho.

Mais visitados

Regiões do Brasil que atendemos.

Regiões de São Paulo que atendemos.

O texto acima "Termografia Elétrica" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.