Uma cabine primária baixa tensão se refere à um conjunto de componentes de entrada consumidora em tensões menores. São instalações elétricas e civis, voltadas para armazenar os itens de medição, proteção e transformação.
Como finalidade, esse tipo de cabine primária baixa tensão deve ser capaz de atender a demanda específica de qualquer que seja a empresa, analisando alguns fatores como:
- Flexibilidade: modificação do sistema;
- Acessibilidade: para que sejam feitas manutenções corretivas e principalmente preventivas;
- Confiabilidade: quando o funcionamento e proteção;
- Segurança: tanto no que se refere ao próprio equipamento quanto para os envolvidos.
Como funciona uma cabine primária baixa tensão?
De modo geral, a cabine primária baixa tensão proporciona a passagem de energia elétrica, que está em ligação junto ao sistema que distribui uma determinada tensão de energia.
A cabine primária baixa tensão funciona como uma instalação de energia elétrica que apresenta uma potência suficiente para que o funcionamento seja capaz de suprir determinada necessidade de energia necessária para um local.
Para que seja capaz de operar de maneira apropriada, os componentes internos precisam estar em certas condições, devidamente monitorados e testados antes de serem colocados em uso.
Exemplos de cabine primária baixa tensão
Uma cabine primária baixa tensão mais simples podem ter um único transformador trifásico, sendo instaladas desde em locais internos quanto externos, podendo até mesmo serem blindadas.
Quando a unidade consumidora alcançar determinada potência específica, pode possuir medição do lado da alta tensão, tendo proteção a partir de disjuntores que consigam fazer o desligamento de maneira automática. O acionamento pode se dar a partir de relés. As entradas podem ser aéreas ou subterrâneas.
Cuidados ao realizar a instalação de uma cabine primária baixa tensão
É indicado que a instalação de uma cabine primária baixa tensão seja feita por uma empresa especializada neste tipo de serviço, além disso, inicialmente, o monitoramento a partir desse tipo de empresa também é muito importante.
Desta maneira, será possível fazer ajustes quanto o consumo, demanda e fatores de potência junto as Concessionárias que, de acordo com a ANEEl, concedem um período de dois à três meses para ajustes destes parâmetros.
Nós da MN Consultoria podemos oferecer esse tipo de serviço, somos experientes em projetos e aprovação nas Concessionárias, montagens e manutenções em cabine primária baixa tensão e outras mais unidades semelhantes.