Para quem deseja ter controle sobre a conversão de energia que chega até seu local, o uso de subestações de energia é uma alternativa muito útil, cabine primária e secundária são exemplos dessas subestações.
Utilizando de cabine primária e secundária e de variados componentes presentes nestes equipamentos, se pode converter energia de alta tensão para média ou baixa tensão.
Entenda mais sobre cabine primária e secundária
A energia elétrica é responsável por alimentar diversos locais, desde segmentos industriais, comércios até residências. Essa energia, na maioria das vezes é gerada a partir de usinas hidrelétricas, em que a passagem da água por turbinas geradoras transforma as energias mecânicas em energia elétrica.
A maior parte da energia elétrica do Brasil é produzida desta forma. Depois desse processo, a energia é transmitida através de cabos elétricos até estações de energia.
A energia tratada nas estações de energia são distribuídas para os centros de consumo próximos, controlando a qualidade da energia. A energia pode ser passa por redes elétricas aéreas ou subterrâneas, a partir de postes, torres, dutos subterrâneos ou outros meios.
Quando se chega na fase de consumo de energia, cabine primária e secundária são usadas para determinar a tensão de distribuição da energia.
Diferenças entre cabine primária e secundária
Para compreender a diferença entre cabine primária e secundária deve-se entender que, antes da energia passar pela cabine secundária ele deve passar por uma primária.
A rede primária trabalha com uma distribuição de energia maior, com média tensão, com capacidade de sustentar uma área vasta de diversos locais, como residências e comércio. Já a secundária atua com baixa tensão, podendo sustentar um local específico.
Para que esse sistema funcione apropriadamente, a manutenção e eficiência da cabine primária deve estar em regularização para oferecer maior exatidão.
Consultoria para cabine primária e secundária
A MN Consultoria atende esse tipo de serviço, toda instalação de cabine primária e secundária deve ser devidamente acompanhada por profissionais capacitados neste tipo de serviço.
Cabine primária e secundária devem ser monitoradas quando o funcionamento, se atentando para os equipamentos, sistemas de iluminação e outros mais componentes elétricos. Visando evitar o desequilíbrio no balanceamento das fases, aumento ou diminuição de consumo.