As instalações elétricas baixa e média tensão são as mais utilizadas em edificações industriais e comerciais de médio e grande, devido ao grande consumo de energia em sua instalações.
VAMOS DEFINIR MELHOR AS INSTALAÇÕES ELÉTRICAS BAIXA E MÉDIA TENSÃO:
- Baixa tensão – tensões até 1.000V – utilizada para consumidores que utilizam até 75KW;
- Média Tensão – para tensões entre 1.000 e 36.000V – utilizada para consumidores que utilizam mais de 75KW.
Tanto as instalações elétricas baixa e média tensão coexistem nas edificações que consomem acima de 75KW e necessitam de Cabine Primária, pois recebem a energia em média tensão nas classes de 15KV – 25KV e 36KV e para isso precisam de transformadores para rebaixar a tensão na voltagem dos equipamentos. As voltagens mais comuns são:
- 127V – uso residencial e equipamentos de pequeno porte;
- 220V – uso residencial e industrial;
- 380V – uso industrial;
- 440V – uso industrial.
NORMAS TÉCNICAS
Portanto, estas instalações elétricas baixa e média tensão são regidas por normas técnicas diferentes devido as suas características e usos.Para tanto, a Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT que é quem edita as normas técnicas que tem força de lei e sua aplicabilidade é obrigatória.
Para as instalações elétricas baixa e média tensão temos a NBR 5410 para a baixa tensão e a NBR 14039 para média tensão que são as principais normas para estas instalações e sempre devem ser atendidas em todos os seus quesitos e detalhes normativos, para evitar acidentes e gastos desnecessários, pois as normas nos ajudam também a economizar energia e racionalizar os custos de instalação.
Para se executar instalações elétricas baixa e média tensão, o primeiro passo é a execução de projeto - executado por profissional ou empresa especializada e experiente para proporcionar as melhores soluções técnicas, racionalizando custos, minimizando as manutenções e economizando energia - A MN Consultoria é a empresa especializada totalmente capacitada e indicada para esta tarefa.
Nunca devemos esquecer que as instalações elétricas baixa e média tensão sempre necessitam de manutenção preventiva e ou corretiva e que também atenda as normas técnicas pertinentes conforme a sua natureza.
Dentro destas duas categorias básicas, ainda podemos ter as instalações complementares para as instalações elétricas baixa e média tensão, dentre as quais destacamos as mais relevantes:
- SPDA – Sistema de Proteção contra descargas atmosféricas;
- Iluminação;
- A prova de explosão;
- Etc.
- Estas instalações elétricas baixa e média tensão podem ser executadas pelos sistemas:
- Aéreo;
- Subterrâneo;
- Embutido em pisos e/ou paredes;
- Etc.
- Podemos utilizar diversos tipos de encaminhamentos para os cabos:
- Tubulações Metálicas;
- PCV;
- PEAD;
- Eletrocalhas;
- Leitos;
- Etc.
Todos estes detalhes são definido nos parâmetros dos projetos e devem ser criados os memoriais técnicos a serem seguidos conforme projetos e demais documentos pertinentes que sempre devem ser suportados por uma ART específica para projeto e/ou execução.