O laudo técnico sistema de aterramento é o item mais importante para obter o AVCB do Corpo de Bombeiros e também exigido por diversos orgãos fiscalizadores tanto públicos quanto privados. Através do laudo técnico sistema de aterramento, pode-se avaliar e consequentemente proteger adequadamente tanto as edificações, equipamentos, quanto os seres humanos e os animais de descargas atmosféricas.
Segundo o INPE – Instituto de Pesquisas Aroespaciais, o Brasil é o pais “Campeão Mundial de Raios”, em quantidade e magnitude - morrem em média mais de 100 pessoas atingidas por raios no país, por ano. Em termos econômicos, os prejuízos passam dos R$ 500 milhões. "Os setores elétrico, industrial e de telecomunicações são os mais afetados".
As 10 cidades na América do Sul em incidência de raios são:
- 1) Posadas - Argentina
- 2) Ocana - Colômbia
- 3) Concepción - Paraguai
- 4) Campo Grande (MS) - Brasil
- 5) Reconquista - Argentina
- 6) Porto Nacional (TO) - Brasil
- 7) Belém (PA) - Brasil
- 8) Juiz de Fora (MG) - Brasil
- 9) Maipures - Colômbia
- 10) Yurimagiuas - Peru
"Apesar de as áreas de maior ocorrência de raios por km² serem os pequenos países da África central, a grande extensão territorial do Brasil acaba fazendo com que caiam mais raios aqui do que na região africana", diz um pesquisador do INPE. Segundo ele, caem anualmente em todo o Brasil entre 50 e 70 milhões de raios.
O laudo técnico sistema de aterramento é utilizado em sistemas elétricos distintos a saber:
- laudo técnico sistema de aterramento - nas instalações elétricas de baixa tensão;
- laudo técnico sistema de aterramento - nas instalações elétricas de média tensão;
- Salientamos que ambos os sistemas são distintos, mas devem ser equipotencializados através de BEPs e LEPs conforme determinan as NBRs 5410/2004 - 14039 / 5419 / 2015, a NR-10 e demais pertinentes conforme a sua natureza.
Este laudo técnico sistema de aterramento tem a sua execução exigida sob pena de multa, onde a sua falta pode criminalizar a empresa ou pessoa em caso de acidentes com danos materiais e/ou humanos, cobrado primeiramente pelo MTE Ministério do Trabalho e Emprego, Corpo de Bombeiros, Prefeituras, Ministério Público, Seguradoras, Certificadoras, Defesa Civil e demais atividades e fiscalização pertinentes ao objeto.
Se a sua empresa está necessitando de laudo técnico sistema de aterramento , você deve procurar uma empresa ou profissional experiente e habilitado Neste caso, você poderá contar com a MN Consultoria , especialista neste tipo de laudo técnico sistema de aterramento e a sua consequente execução.