Projeto Elétrico de Baixa Tensão

Primeiramente precisamos entender o signifiicado de “projeto”: projeto vem do latim, que resumidamente sginifica “antes de uma ação”; portanto, um projeto elétrico de baixa tensão deve levar em conta os parâmetros para os quais a instalação a ser projetada vai ser utilizada, qual sua finalidade, para que o projeto possa traduzir a real necessidade dos requisitos e objetivos necessários e esperados pelo contratante.

O PROJETO ELÉTRICO DE BAIXA TENSÃO

Partindo deste principio básico, a primeira coisa que temos a fazer é termos a planta civil para o local que será executado o projeto, definir o layout interno e externo das edificações, qual o tipo de utilização, industrial – comercial – hospitalar e etc.

Em seguida, será preciso locar as tomadas, pontos de iluminação interno e externo, máquinas, sistema de ar condicionado, ter em mãos a planta aprovada do Corpo de Bombeiros para determinar e incluir a parte elétrica do sistema de combate a incêndio, iluminação de emergência para as rotas de fuga, sistema de alarme de incêndio, sistema de CFTV e segurança, que deverão estar contemplados no projeto elétrico de baixa tensão.

Para cada item do projeto, é necessário um detalhamento conforme as normas técnicas pertinentes da ABNT do Ministério do Trabalho e demais orgão competentes conforme a sua finalidade.São procedimentos complexos que exigem que o contratante do projeto saiba exatamente o que quer e que o contratado saiba interpretar as sua necessidades e orientar tecnicamente as melhores soluções para atender as sua necessidades dentro das normas e preceitos técnicos compativeis com as exigçencias dos orgãos fiscalizadores e certificadores, pois são eles que vão emitir os alvarás de instalação e funcionamento para que a empresa possa iniciar ou continuar as suas atividades sem risco.

UM PROJETO ELÉTRICO DE BAIXA TENSÃO TEM TRÊS CARACTERÍSTICAS BÁSICAS:

  • Tempo - (início e fim);
  • Recursos - (pessoas, ferramentas etc);
  • Trata de algo que não existia anteriormente.

Todo projeto elétrico de baixa tensão é único, pois acaba tendo vida própria, tem suas demandas e necessidades técnicas que devem ser definidas conjuntamente com os contratantes e/ou usuários da instalação para que, além de ter que estar dentro das normas técnicas e atender as demais legislações, também deve atender as demandas pessoais e necessidades em função da atividade a ser exercida em cada local. Desse modo, a escolha de uma empresa especializada e competente é fundamental para o êxito do objetivo traçado na elaboração do projeto, e que o mesmo atenda o seu objetivo, inclusive social, normas de segurança e demais pertinentes. A MN CONSULTORIA E SERVIÇOS ELÉTRICOS estará pronta para atendê-lo e realizar seu projeto elétrico de baixa tensão. O projeto elétrico de baixa tensão é um documento técnico e legal de grande utilidade quando utilizado corretamente:

  • Projeto elétrico de baixa tensão, deve conter todas as informações previstas nas normas técnicas e procedimentos pertinentes a cada tipo de ocupação, para que os alvarás possam ser liberados pelos órgão competentes;
  • Projeto elétrico de baixa tensão, após qualquer adequação/ampliação deve ser atualizado e mantido atualizado, atendendo a NR-10 e as demais normas técnicas específicas para cada tipo de ocupação e/ou atividade implementada no local;

Projeto elétrico de baixa tensão é a primeira coisa solicitada em caso:

  • de acidente para pedido de indenização às seguradoras;
  • de acidente quando existe danos pessoais ou vitimas fatais para elaboração do laudo pericial para indicação do culpado;
  • de certificação voluntária ou obrigatória;
  • etc.

Projeto elétrico de baixa tensão só tem validade técnica e legal ser for suportado por uma ART emitida por um profissional habilitado.

Mais visitados

Regiões do Brasil que atendemos.

Regiões de São Paulo que atendemos.

O texto acima "Projeto Elétrico de Baixa Tensão" é de direito reservado. Sua reprodução, parcial ou total, mesmo citando nossos links, é proibida sem a autorização do autor. Plágio é crime e está previsto no artigo 184 do Código Penal. – Lei n° 9.610-98 sobre os Direitos Autorais.